Eduardo Siegle e Márcia Caruso Bícego são os novos diretor e vice-diretora, respectivamente, do IOUSP

A partir da manhã desta terça-feira, 21 de outubro de 2025, Eduardo Siegle e Márcia Caruso Bícego, são os novos diretor e vice-diretora, respectivamente, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de outubro. 

 

 Siegle e Bícego

 

Eduardo Siegle é professor titular do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP, com trajetória acadêmica e administrativa fortemente ligada à instituição.

O Prof. Dr. Eduardo Siegle, que atuou como vice-diretor do Instituto na gestão de 2021-2025, destacou a experiência como um período de grande aprendizado. Em suas palavras, a função foi fundamental para melhor compreender o funcionamento da instituição. Ele também registrou seu agradecimento ao então diretor, Prof. Dr. Paulo Yukio Gomes Sumida, pela dedicação, empenho na gestão anterior e pela parceria ao longo do quadriênio, ressaltando que foi uma fase marcada por decisões necessárias e importantes para o Instituto.

Para a Profa. Dra. Márcia Caruso Bícego, assumir a vice-direção do IOUSP representa um novo e significativo desafio, a ser conduzido com dedicação, responsabilidade e espírito de colaboração. É uma oportunidade valiosa de reafirmar o compromisso com a USP, com a educação, com a ciência e com todas as pessoas que contribuem para o crescimento e a excelência do Instituto Oceanográfico.

Ambos têm uma produção científica reconhecida nacional e internacionalmente.

A cerimônia de posse a ser realizada na Sala do Conselho Universitário da USP, será agendada oportunamente.

O IOUSP, criado em dezembro de 1946 e incorporado à USP em dezembro de 1951, prestes a completar 80 anos, faz com que a nova direção entenda o desafio de manter a Instituição com seu nível de excelência.

A Unidade celebra essa nomeação e deseja ótima gestão.

Conheça a nova direção

Eduardo Siegle é “Oceanógrafo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG - 1996), mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 1999), doutor em Ciências Marinhas pela Universidade de Plymouth (Reino Unido - 2003) e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP - 2016). É professor do Instituto Oceanográfico da USP desde 2005, sendo Professor titular desde 2019. Foi Vice-Diretor do IOUSP (Gestão 2021 - 2025), Chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP (2019 - 2021) e Presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia do IOUSP por dois mandatos (2013 - 2017).

Atua na área de Dinâmica Costeira, tema no qual publicou mais de 100 artigos científicos e concluiu a orientação de 88 trabalhos de conclusão (Graduação, Mestrado e Doutorado). É membro do Steering Committee do CoastPredict, programa endossado pela Década do Oceano (2021-2030); Editor associado da Estuaries and Coasts, da Frontiers in Earth Science (Marine Geoscience), da Coasts e da Ocean and Coastal Research. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 1C”

Márcia Caruso Bícego é “engenheira química pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP – 1982), mestre em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP – 1988), doutora em Química também pela Universidade de São Paulo (USP – 1996) e Livre docente pela Universidade de São Paulo (USP – 2008). É Professora associada (A3) do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Foi Coordenadora da Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Oceanografia (2006 – 2008), Presidente da Comissão de Graduação (2008 – 2016), Assessora técnica na Pró-Reitoria de Graduação da USP (2017-2018); Assistente técnico de direção junto a Superintendência de Assistência Social da USP (2020- 2022); Chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica (DOF) do IOUSP (2021 – 2023), Vice-chefe do DOF (2019 – 2021 e 2023 – 2025). 

Tem experiência na área de Química Orgânica Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha, paleoceanografia e marcadores orgânicos geoquímicos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível A.”

Compartilhe